Louvado Seja o Senhor
Cumpre-me bendizer-Te enquanto eu viver. Salmo 63:4
Era o mês de maio de 1967 quando Joni Eareckson, de 17 anos de idade, foi nadar e mergulhou imprudentemente em água rasa. Bateu a cabeça no fundo, quebrou a coluna e ficou paralisada do pescoço para baixo.
Durante semanas, Joni ficou deitada no hospital, tendo como perspectiva uma vida sem o uso das mãos e das pernas. A vida lhe pareceu totalmente inviável naqueles dias. Joni chorou, com raiva de Deus: “Isso não é justo! Não vou suportar viver deste jeito!”
Certa noite, sozinha na escuridão do quarto do hospital, Joni jazia imóvel e chegou ao fundo do poço de sua vida. Durante vários dias, havia suplicado que amigos a ajudassem a cometer suicídio. Todos se haviam recusado a fazê-lo. Ficou ali deitada, sentindo-se totalmente impotente, incapaz até mesmo de tirar a própria vida.
Naquela noite, nas trevas de seu desespero, ela clamou a Deus: “Senhor, se não posso morrer, por favor mostra-me como viver!”
Escrevendo acerca dessa experiência, Joni diz: “As coisas não se transformaram da noite para o dia, mas com aquela simples oração as minhas perspectivas começaram a mudar. Percebi que ‘crescimento’ era alguma coisa que eu teria de aprender. Teria de aprender a fazer o impossível – lidar com a vida numa cadeira de rodas.”
Já se passaram 44 anos desde o acidente de Joni. Hoje ela é uma hábil artista, que pinta quadros com uma caneta na boca. É oradora famosa e escritora de livros. Numa apresentação na TV, partilhou sua crença de que Deus tem um motivo para conservá-la na cadeira de rodas. Disse ela: “Quero que Ele seja glorificado por meu intermédio.”
Na margem inferior de cada gravura que desenha, Joni escreve as iniciais P.T.L. Fica feliz quando as pessoas lhe perguntam o significado dessas letras. (Em inglês: Praise the Lord. “Louvado Seja o Senhor.”) Isso lhe dá a oportunidade de contar-lhes por que ela deseja louvar ao Senhor. “A vida se resume nEle”, diz ela. A maneira como Joni aprendeu isso é outra história.
Sendo Amigos
Ser amigo de Deus significa louvá-Lo em todas as circunstâncias da vida, boas ou más.